terça-feira, 29 de maio de 2007

Principais obras da década de 20

1927 foi um ano importante na carreira de Alvar Aalto, sendo marcado pela preferência do Classicismo românico nas obas da igreja de Viinika e de seu projeto para o concurso da construção da biblioteca Viipuri. Esta última teve seu projeto inicial fortemente influenciado pela Biblioteca Pública de Estocolmo de características neoclássicas, projetada por Gunnar Asplund, importante arquiteto no movimento da sensibilidade dórica.






Juntamente com Erick Bryggman, em 1929, Aalto desenhou a Exposição para o 700º Aniversário de Turku, o que significou um importante acontecimento para a arquitetura moderna finlandesa. Essa foi uma época de crescente reputação na carreira de Aalto, que se relacionou com vários defensores de um novo estilo arquitetônico, além de ser presença marcante em congressos internacionais sobre arquitetura e construções modernas.










Alvar Aalto, Exposição para o 700º Aniversário de Turku - 1927



As novas idéias de Aalto chegaram a uma síntese que deu como resultado no sanatório para tuberculosos que ele desenhou para cidade de Paimio. Foi concluído em 1932 e com ele, Aalto demonstrou que uma obra prima da arquitectura moderna, podia ser criada ao adotar idéias rapidamente, e ao construir bem longe dos centros populacionais. Em 1933, com o edifício de Paimio, a reputação de Aalto em outros países estabeleceu-se com firmeza, sendo a capital da Finlândia uma "fortaleza" dos arquitectos da velha guarda.
Depois de Paimio, tornou-se explicitamente influenciado pelo Construtivismo holandês e russo.


Alvar Aalto, Sanatório de Paimio, 1929

Nenhum comentário: